A SHS Brasil é especializada na prestação de serviços e consultoria em segurança do trabalho e saúde empresarial, com profissionais que atuam há vários anos em grandes empresas como consultores, tendo atendido a mais de uma centena de empresas dos mais diversos segmentos.
Nossos Engenheiros e Técnicos em Segurança do Trabalho buscam proporcionar além da prevenção de doenças ocupacionais, a redução dos custos relacionados à infortunística do trabalho.
Auditorias internas
ISO14001 e OSHSAS 18001 – Sistema de Gestão de Segurança no Trabalho: A OHSAS 18.001 consiste em um sistema de gestão, assim como a ISO 9.000 e ISO 14.001, porém com o foco voltado para a saúde e segurança ocupacional. Isto é, a OHSAS 18.001 é uma ferramenta que permite uma empresa atingir e sistematicamente controlar e melhorar o nível do desempenho da Saúde e Segurança do Trabalho por ela mesma estabelecido. A certificação por essa norma garante o compromisso da empresa com a redução dos riscos ambientais e com a melhora contínua de seu desempenho em saúde ocupacional e segurança de seus colaboradores.
Consultoria em todas as NRs: Consultoria com especialistas para implementação efetiva de NRs relativas à área de atuação da empresa.
Higiene Ocupacional:
PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional NR-07
PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais NR-09: Composto de Laudo de Avaliações Ambientais e Documento Base (NR 9 da Portaria nº 3.214/78). O laudo ambiental traz a exposição dos trabalhadores aos agentes físicos, químicos e biológicos existentes. O documento base apresenta cronograma da implementação das medidas de controle àqueles agentes que estiverem acima do limite de tolerância ou nível de ação.
O PPRA é um programa de ação contínua que deve ser atualizado a cada alteração da exposição dos trabalhadores.
PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário: O PPP é elaborado para cada trabalhador, de forma individualizada, contemplando informações administrativas, exposições ambientais e informações médicas, com a finalidade de constatar se a atividade é realizada com exposição aos agentes nocivos, quando então o trabalhador fará jus à aposentadoria especial. Mantendo o trabalhador exposto a agentes nocivos a empresa deve recolher à Previdência Social alíquota suplementar do SAT, porém os equipamentos de proteção coletiva/individual eliminam/neutralizam estes agentes, isentando a empresa de mais um tributo.
PCA – Programa de Conservação Auditiva: O PCA é um Programa de caráter permanente que visa estabelecer critérios para controle e seguimentos dos funcionários expostos a níveis de pressão sonora elevados, maior que 80 dB(A), e providenciar mudanças para a diminuição dos valores ambientais de pressão sonora elevados, reduzindo os riscos de perdas auditivas causadas por ruídos dentro da empresa. Leis que definem o PCA: NR 7, NR 9 e NR 15.
PPR – Programa de Proteção Respiratória: O PPR visa o controle de doenças ocupacionais provocadas pela inalação de poeiras, fumos, névoas, fumaças, gases e vapores. O PPR apresenta recomendações para elaboração, implantação e administração de um programa de como selecionar e usar corretamente os equipamentos de proteção respiratória.
LTCAT – Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho: O LTCAT é um parecer circunstanciado e conclusivo das condições ambientais a que o funcionário foi exposto, devendo, contudo, refletir a realidade no momento da consecução da vistoria. O laudo tem a função de dispensar a vistoria do INSS. No entanto, se incompleto, lacunoso ou duvidoso ensejará a vistoria in loco pela fiscalização. O LTCAT deverá ser assinado por um Engenheiro de Segurança do Trabalho, com o respectivo número da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) ou por médico do trabalho, indicando os registros profissionais para ambos trabalhadores.
Laudo de Insalubridade e Periculosidade e Aposentadoria Especial: Documentos gerenciais cuja finalidade é estabelecer quais trabalhadores em tese teriam direito ao adicional de insalubridade, periculosidade e aposentadoria especial pela exposição aos agentes físicos, químicos e biológicos acima dos limites de tolerância, sem a neutralização promovida pelos equipamentos de proteção coletiva e/ou individual, ou pela exposição ao perigo.
Assistência Técnica em Perícias Judiciais: Todos os processos trabalhistas que envolverem pedido de adicional de insalubridade e/ou periculosidade e acidente do trabalho serão acompanhados por Assistente Técnico. O trabalho de assistência técnica envolve a elaboração de subsídios para a contestação, preparação de rol de quesitos, contato com o perito judicial para agendamento conjunto da vistoria, acompanhamento da vistoria prestando esclarecimentos ao perito judicial, apresentação de parecer, elaboração de subsídios para a impugnação (caso o laudo pericial seja desfavorável) etc.
Avaliações de Agentes Ambientais
– Avaliação de Ruído Ocupacional “Dosimetria”: A SHS Brasil realiza medições dos níveis de ruído nos diferentes postos de trabalho, além da elaboração de relatório técnico contendo análises estatísticas das medições realizadas identificando as áreas de risco e propostas para minimização da exposição ao ruído ocupacional. Este trabalho visa otimizar gastos com controle ambiental através da identificação e tratamento das principais fontes geradoras de ruído.
– Avaliação de Calor Ocupacional: Os funcionários expostos a altas temperaturas tem o rendimento físico e mental diminuído. Ressalta-se que a exposição não controlada ao calor induz a erros de percepção e raciocínio, o que pode desencadear acidentes. A SHS Brasil realiza medições de stress térmico seguindo metodologia recomendada pelas Normas Regulamentadoras do MTE com o objetivo de avaliar a exposição ocupacional ao calor e propor medidas de controle para minimização da exposição ocupacional.
– Avaliação de Iluminamento: A SHS Brasil realiza medições de luximetria seguidas de elaboração de relatório técnico contemplando os principais resultados obtidos, comparação com normas nacionais e internacionais além de propostas para enquadramento dos níveis de luminosidade nos diversos postos de trabalho avaliados.
–Avaliação de Vibração Ocupacional: A SHS Brasil possui equipamentos modernos e equipe altamente qualificada para avaliação de vibrações ocupacionais, com conhecimento das versões atuais das normas ISO 5349 e ISO 2631. Caso sua empresa utilize ferramentas vibratórias manuais em suas atividades, recomenda-se não negligenciar a possível exposição das vibrações de mãos e braços, inicialmente avaliando a exposição de seus trabalhadores e tomando as devidas medidas para minimizar o risco.
– Avaliação de Agentes Químicos (Gases, Vapores, Particulados, Fumos e Névoas): A SHS Brasil realiza avaliação da exposição a agentes químicos (gases, vapores e poeiras) no ar ambiente do local de trabalho, além de comparação dos valores encontrados com limites de exposição normativos de referência nacional e internacional. A SHS Brasil está preparada para caracterizar o ambiente de trabalho, colaborando assim com as empresas na identificação dos agentes químicos que constituem fatores de risco, na avaliação quantitativa da exposição através do envio da amostra coletada a laboratórios credenciados e reconhecidos nacionalmente. Em seguida procede-se com a emissão de relatório técnico contendo metodologia adotada, principais resultados obtidos e propostas de proteções coletivas para redução das exposições ocupacionais.
– Avaliação da Qualidade do Ar de Interiores de Ambientes Climatizados: As análises da qualidade do ar interior de ambientes climatizados seguem os padrões estabelecidos pela Resolução n. 09/2003 da ANVISA a qual estabeleceu os parâmetros de controle e os limites admissíveis. Estas análises devem ser executadas semestralmente e a quantidade prescrita depende da área total climatizada. A SHS Brasil possui equipe técnica qualificada e disponibilidade de equipamentos para a coleta e análise da qualidade do ar interior de ambientes climatizados, com emissão de relatório técnico conclusivo.
– Avaliação de Ruído Ambiental para Conforto da Comunidade: A SHS Brasil realiza avaliações de poluição sonora utilizando equipamentos de grande precisão, que possuem certificados de calibração emitidos pelo INMETRO e que atendem a todas as normas internacionais. Atua em estudos ambientais, mapeamento acústico de cidades etc., desenvolvendo também projetos na avaliação de impacto ambiental sonoro de obras de grande porte e empresas já em operação.
Ergonomia
Gestão do Programa de Ergonomia
AET – Análise Ergonômica do Trabalho “Estudo detalhado dos postos de trabalho”
PGF – Programa de Ginástica Funcional
Segurança do Trabalho
CIPA – Comissão Interna de Prevenção e Acidentes: Todos os eventos serão agendados e todas as etapas do processo da CIPA serão acompanhadas, inclusive as reuniões mensais. A assessoria na elaboração do Mapa de Risco de cada local da empresa também será realizada juntamente com treinamento para a equipe da CIPA, conforme preconiza a NR 5.
PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Industria da Construção: O PCMAT deverá ser elaborado pelas empresas enquadradas no grupo das “Indústrias da Construção” conforme classificação da NR 4 (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT), e especificamente nos estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais. O PCMAT tem como objetivo básico garantir a saúde e a integridade dos trabalhadores, através da prevenção dos diversos riscos que derivam do processo de execução de obras na indústria da construção, determinando normas de segurança específicas para as diversas atividades.
Mapeamento e identificação de Espaços Confinados NR 33
Formação de brigada de emergência
Elaboração de Planos de Emergência: O Plano de Emergência objetiva proporcionar um conjunto de diretrizes e informações destinadas à adoção de procedimentos para possibilitar respostas rápidas e eficazes nas atuações de situações de emergência. Ele descreve as ações a serem implementadas pela estrutura organizacional do cliente de atendimento a emergências e pelos órgãos externos, bem como define atribuições e responsabilidades pelas ações.
Outras ações para diversos segmentos do mercado: Podem também ser desenvolvidas ações para segmentos específicos do mercado, incluindo indústrias de pequeno, médio e grande porte, postos de combustíveis, galpões de armazenamento, edifícios em construção e finalizados, além de transportes de produtos perigosos.
Treinamentos e assessoria técnica e educacional: A SHS Brasil realiza treinamentos técnicos, específicos e personalizados, de acordo com a necessidade do cliente, relacionados com a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, além de assessoria técnica e educacional em programas de melhoria da qualidade que exigem a regularização dos aspectos relativos à segurança e à saúde dos trabalhadores com a adoção de cronograma de ação para cumprimento de metas para melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.
– Membros da CIPA
– Combate a Incêndio e Primeiros Socorros
– Direção Defensiva e Transportes de Cargas Perigosas
– Plano de Emergência e Treinamento de Abandono Predial
– Nova NR 10 – Instalações e Serviços em Eletricidade
– Espaço Confinado – Supervisor, vigia e trabalhador autorizado
– EPI´s – Uso, guarda, conservação e troca
– Proteção Respiratória
– Conservação Auditiva
Pesquisa Comportamental
Cursos de especialização em: Higiene Ocupacional, Ergonomia, Metodologias de Investigação de Incidentes e acidentes